Concentração

Postado em 10/08/2019

Concentração

Concentração é a capacidade que uma pessoa tem de manter seu pensamento num único assunto, com disciplina, sem permitir que esse se desvie para outras coisas.

Manter a atenção durante todas as aulas não é nada fácil. Isso depende da motivação enquanto aluno, das metas que deseja atingir, mas também de uma aula que traga estímulo para toda a turma.

O aluno pode manter algumas atitudes que irão auxiliá-lo na concentração, como: não pensar em assuntos que não dizem respeito às aulas; não fazer uso de celular, ipod, mini-games e outros; deixar as conversas para o horário do recreio; se desligar dos barulhos alheios, vindos das ruas; manter os olhos voltados para o professor bem como para suas explicações; anotar os conteúdos apresentados.

Fazer as tarefas e estudar em casa deve se tornar um hábito, o que também é uma forma de ajudar a concentrar nas aulas, pois quando conhecemos a matéria o raciocínio funciona melhor.

Nos momentos de lazer, é interessante utilizar jogos como de memória, paciência, blocos de construção, quebra-cabeças, dentre outros, pois estimulam a concentração. Assistir a filmes também é uma forma de melhorar essa característica, principalmente os desenhos animados de cinema mudo, que são uma delícia de assistir. Os vídeo games levam o jogador a um alto nível de concentração, mas ao contrário de outros jogos, podem trazer um estado de euforia intenso, prejudicando a tranqüilidade.

Mexer com plantas, montar uma horta também são atividades que proporcionam grande prazer e podem ajudar. Estas trazem tranqüilidade, deixando a pessoa mais centrada.

Aulas de música e artes são ótimos programas para estimular o cérebro e manter a pessoa em equilíbrio. Os alunos devem ocupar seu tempo com essas atividades, bem como os exercícios físicos, que ajudam a descarregar as energias em excesso.

Quem utiliza essas atividades tem grande possibilidade de melhorar seu nível de atenção e se sair melhor nos estudos.

Outras Notícias

 

Pontualidade na escola
Postado em 17/08/2019

Por: Danielle Zebini

Trânsito, pequenos incidentes domésticos, despertador que não toca... Para os pais, não faltam desculpas na hora de justificar a falta de pontualidade. Claro que todo mundo est&aacu...
leia mais »

Ajuda profissional é necessária quando pais não conseguem mais lidar com filho
Postado em 02/08/2019

Nem sempre o apoio psicológico ou psiquiátrico é a única solução: qualquer profissional da saúde pode orientar os pais

Uma leitora escreveu dizendo-se uma mãe desesperada, que não sabe mais como lidar com a rebeldia do filho...
leia mais »

Como construir história em quadrinhos com os alunos
Postado em 26/07/2019

Não se sabe ao certo a origem das HQ (histórias em quadrinhos), mas segundo estudiosos da área, o primeiro super-herói de história em quadrinhos a se tornar ídolo foi o Superman, em 1938.

Vale ressaltar que antes dele já existia outros co...
leia mais »