Apneia do sono pode causar problemas comportamentais em crianças

Postado em 25/09/2019

Apneia do sono pode causar problemas comportamentais em crianças

Se o seu filho não anda dormindo bem, atenção! Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, acabam de divulgar os resultados de um novo estudo que concluiu que a má qualidade do sono pode estar ligada ao desenvolvimento de uma série de problemas comportamentais nas crianças.

Para chegar a essa conclusão, eles analisaram 263 crianças, de 6 a 11 anos de idade, acompanhando noites de sono, aplicando testes comportamentais e recebendo relatórios periódicos dos pais. Depois de cinco anos, notaram que o risco de desenvolver distúrbios de atenção, hiperatividade e dificuldade de aprendizado foi cinco vezes maior entre as que apresentaram crises isoladas de apneia (quando a pessoa para de respirar em alguns momentos enquanto dorme) em comparação com que as que não tiveram problemas durante o sono. Entre as que apresentaram crises constantes, o risco foi seis vezes maior.

“Este estudo oferece informações úteis para que os médicos orientem os pais sobre as opções de tratamento para crianças com apneia. Os professores também devem ficar cientes desses resultados para entenderem que ela pode contribuir com problemas dentro da sala de aula”, disse, em nota, Michelle Perfect, uma das autoras do texto.

 

 

Outras Notícias

 

Aprendendo com Filmes
Postado em 10/10/2019

Além disso, é uma forma de manter contato com a representação desses assuntos, visualizá-los, compreender o espaço geográfico em que acontecem, enfim, identificar conteúdos que foram tratados pelos professores.

Mas não &eacu...
leia mais »

Bullying: problemas e soluções
Postado em 03/10/2019

Dentro de um valentão pode existir uma grande carência

Sempre que se fala em bullying pensa-se no oprimido e não no opressor. Eu, como mãe, não gostaria que um filho estivesse em nenhum destes papéis. E você, também acha que ambos s&...
leia mais »

10 atitudes negativas quando chega um boletim vermelho
Postado em 18/09/2019

1. Reagir com agressão física ou verbal é o erro mais grave. Em vez de estimular a criança a estudar, você acaba deixando-a com medo ou raiva.

2. Comparar o desempenho da criança com os colegas dela ou com seu desempenho escolar de anos atr&aacut...
leia mais »